Normalmente, a edição é negligenciada como parte da produção de áudio. Não é que os engenheiros não saibam o que é, é só que é visto da mesma forma que um chef olharia para fazer os pratos. É aborrecido. É tedioso e cansativo percorrer cada uma das faixas para detectar as falhas, os pops e as alterações anormais de volume.
Dito isso, aqui estão algumas dicas de edição eficazes que você pode ter em mente na próxima vez que terminar de gravar e estiver decidindo mergulhar na fase de mixagem.
Dica 1: Editar antes de começar a mixar
A melhor maneira de abordar uma mixagem é se todas as faixas forem editadas e soadas da melhor maneira possível. Se você dedicar parte de sua sessão para editar suas faixas, o aspecto de mixagem será mais fácil e agradável.
Dica 2: cortar qualquer ruído de fundo entre frases
Percorra todas as suas faixas e ouça os silêncios entre as frases.
Na maioria das vezes, especialmente com faixas vocais, as partes que se parecem com silêncios na sua DAW têm ruído, respirações muito silenciosas e a ocasional folha de letra sendo girada. E adivinhe o que acontece quando você adiciona compressão a esses vocais? O piso de ruído sobe e agora o ruído é ainda mais audível.
Dica 1: Editar antes de começar a mixar
A melhor maneira de abordar uma mixagem é se todas as faixas forem editadas e soadas da melhor maneira possível. Se você dedicar parte de sua sessão para editar suas faixas, o aspecto de mixagem será mais fácil e agradável.
Dica 2: cortar qualquer ruído de fundo entre frases
Percorra todas as suas faixas e ouça os silêncios entre as frases.
Na maioria das vezes, especialmente com faixas vocais, as partes que se parecem com silêncios na sua DAW têm ruído, respirações muito silenciosas e a ocasional folha de letra sendo girada. E adivinhe o que acontece quando você adiciona compressão a esses vocais? O piso de ruído sobe e agora o ruído é ainda mais audível.
Dica 3: Use o Fades Efetivamente
Às vezes, quando você tem uma faixa de acompanhamento tranquila e, de repente, introduz mais instrumentos na mixagem, a alteração do volume pode parecer anormal. Usando o fades, você pode minimizar a imprevisibilidade auditiva de adicionar mais instrumentos a uma mixagem.
Dica 4: corte no ponto zero
O ponto zero é o ponto na forma de onda onde o lado positivo e negativo de uma onda se encontram. É aqui que o volume da onda é zero. Ao cortar aqui, você pode evitar cliques e pops no seu áudio.
Dica 5: Aumentar o volume de frases individuais
Se algumas frases de uma faixa soarem muito mais altas ou mais silenciosas do que as outras, em vez de comprimir toda a faixa para diminuir a faixa dinâmica, tente aumentar ou diminuir as frases individuais. Dessa forma, sua compactação será mais eficaz na faixa como um todo.
Dica 6: Mover regiões para correções rápidas
Se uma ou duas frases não soarem completamente no bolso ou se um hit de bateria não vier exatamente na batida, não há nada errado com um pouco de mágica digital e mover uma frase aqui ou ali, se for apenas para consertos rápidos. Mas se você está gastando a maior parte do seu tempo movendo uma faixa de baixo completa aqui ou ali, geralmente é melhor você gravar toda a parte novamente.
Dica 7: copiar / colar
A beleza de fazer as coisas no domínio digital é que você pode copiar e colar partes de outras seções da música.
Digamos que sua cantora tenha um resfriado e sua voz se parta depois do primeiro refrão, ou você queira copiar uma parte de guitarra para outro lugar no refrão. Talvez você possa lançar o vocal de coral nas partes de introdução para criar um arranjo completamente novo. É muito fácil e rápido experimentar novos arranjos, copiando e colando assim.
Dica 8: use o ADT
Na mesma linha, usar o rastreamento duplo artificial para dobrar uma parte é uma parte fácil da edição. Basta copiar e colar uma frase e deslocar alguns milissegundos após o original para criar esse efeito.
Dica 9: Use Mutes
Ao cortar regiões em suas respectivas introduções, versos, partes de coro, etc., você pode criar dinâmicas e antecipações em todas as músicas.
Digamos que você tenha um vocal solitário no primeiro verso, um duplo no refrão e várias harmonizações para o resto da faixa. Ao silenciar alguns vocais e depois apresentá-los esporadicamente, você pode criar um tipo de suspense.
Dica 10: acabar com isso
A edição pode ser chata. Mas vale a pena - acabar logo com isso. Quando você tem trilhas limpas, desprovido de ruído de fundo, fades que complementam suas trilhas e arranjos inovadores ao experimentar regiões, você pode ver claramente como os benefícios da edição se revelam.